O ÁLCOOL E O VOO
O álcool e o voo - uma combinação letal
Bibliografia: Medical Facts for Pilots
Aeromedical Education Division Federal Aviation AdministrationCivil Aerospace Medical InstituteOklahoma City
As bebidas alcoólicas utilizadas para descontrair e relaxar, actuam como catalisador social ao permitir quebrar o gelo e diminuir as inibições individuais.
O consumo do álcool é socialmente aceite sendo até em muitos casos utilizado como elemento essencial em celebrações, festas etc.
Em conjunto com o tabaco, muitos adolescentes utilizam-no como forma de afirmação individual tentando demonstrar que já são adultos.
Sendo o seu uso rotineiro e aceitável na nossa sociedade, não é de estranhar que surjam problemas de segurança e desempenho em actividades tais como a condução de um automóvel ou pilotar uma aeronave. Este tipo de problemas é mais grave na medida em que pensamos sempre que só acontecem aos outros.
Voar, não o podemos esquecer, é uma actividade muito exigente em termos cognitivos e psicomotores que se desenvolve num ambiente normalmente adverso e onde os pilotos estão constantemente expostos a situações de stress.
Vivendo nós num pais produtor de bons vinhos e outros produtos alcoólicos, onde beber é até importante para a economia, os efeitos do álcool são conhecidos de todos nós.
Mesmo assim atrevo-me a focar alguns aspectos importantes para o voo.
O álcool afecta negativamente sobretudo o cérebro, os olhos e o ouvido interno (canais semicirculares que são cruciais para o voo).
Os efeitos no cérebro diminuem os nossos tempos de reacção , a capacidade de julgamento e a memória, também provoca uma redução no consumo de oxigénio pelo cérebro o que em caso de exposição a elevadas altitudes reduz a sua pressão parcial de oxigénio.
Os sintomas a nível da visão podem chegar à visão dupla e dificuldades de focagem.
Na pratica:
O numero de erros graves cometidos por pilotos com concentrações de álcool no sangue de 0.04 ou acima, aumentam exponencialmente, o que não quer dizer que não ocorram problemas abaixo desse valor.
É da responsabilidade individual de cada piloto manter-se em boas condições para o voo quer por respeito por si quer pelos outros.
Quando tiver oportunidade ainda vou escrever sobre tabagismo, isto porque muitos de nós fumam, quanto a mim de forma excessiva, mas fico preocupado quando vejo pessoal a fumar perto das asas. Como sabemos são construidas num tecido fino e super-sensivel a que uma qualquer faúlha mínima lhe provoque um buraco......
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