Parapenteluso

Esta página não tem pretensões. Não queremos competir com nenhuma das iniciativas já desenvolvidas, nem ser melhor ou pior. Tem como objectivo partilhar algumas ideias e algumas fotos, com quem nos queira visitar e de certa forma divulgar um pouco do que é possível fazer no âmbito deste desporto, quando quem o pratica tem família, trabalho e o tempo livre que qualquer pessoa normal tem ( pouco). FOTOS: http://www.cgau.fototime.com

2/17/2006

CADEIRAS






CHARLIE LIGHT 3000



Recentemente tive oportunidade de experimentar a Charlie Light 3000 em voo de falésia ( sem montar acelerador, paraquedas de reserva ou estribo).


Antes de mais devo referir que gostei muito desta cadeira, bem acabada, os detalhes muito bem cuidados, costuras fechos etc. tudo impecável. Em terra é leve (3 kg na configuração que utilizei, sem reserva instalado) e fácil de regular para uma boa posição em voo. Em voo é confortável e permite uma posição ao gosto de cada um. As sensações do que se passa com a asa são adequadas, com uma fácil regulação da ventral. Permite utilização do corpo para controlar a asa, os pontos onde se ligam as bandas são intermédios, nem demasiado baixos nem demasiado altos.
Os mosquetões (neste caso pin-locks) têm os pinos ligados à cadeira por uns fios de nylon transparentes (para não se perderem) que se partiram logo na primeira utilização, não faz mal, só que podem perder-se por esse motivo. Este sistema de "pin-locks" não difere muito em termos de dificuldade de utilização, dos vulgares mosquetões.
As caracteristicas essenciais desta cadeira têm sobretudo a ver com:
- o seu pouco volume e baixo peso durante o transporte,
- fácil colocação e retirada rápida e segura do reserva, a pega está muito acessivel e visivel do lado direito
- Softairbag adicional útil para a fase de descolagem,
- Volume generoso nas bolsas laterais e na parte traseira para guardar o saco da asa e tudo o que seja necessário.
Para consulta de mais detalhes seguir o link:
A esta cadeira só faltava instalar acelerador e estribo (o estribo, quem estiver habituado a voar com ele, dá um tal conforto que é difícil passar sem ele. Penso que é possível adaptar um nesta cadeira, uma vez que não vem de origem) .
Se quiser ver umas fotos do teste da cadeira pode visitar o meu álbum (na página da AVLS) ou de forma mais directa em:
http://www.fototime.com/inv/E42DAC61FBC2735


WOODY VALLEY XOVER
Esta cadeira tem várias vantagens e alguns inconvenientes.

Começando pelos inconvenientes, será fácil reparar no seu volume, ocupa muito espaço na bagageira do carro e em conjunto com a asa é necessária paçiência para acomodar tudo na mochila. A descolar e em voo esqueçemos de imediato o trabalho que dá a arrumar, tal é o conforto que proporciona.

Passemos às vantagens:
Dispõe de grande capacidade no seu "porta bagagens" trazeiro.
É muito confortável em voo.
É muito fácil "pilotar" com o corpo e sente-se tudo o que se passa com a asa, por vezes até recebemos demasiada informação. (tem pontos baixos)
É uma cadeira de boa construção, que se destina a pilotos com experiência e necessita de algum tempo de habituação, pois as sensações em voo ficam completamente diferentes, para quem utilizava uma cadeira de escola/turismo/lazer.
Dispõe de tudo quanto é necessário e habitual em cadeiras deste nível, estribo, bolsas laterais, sistema de segurança para a ventral e perneiras, paraquedas de reserva debaixo do assento e com o punho bem à vista e ao nosso alcançe, do lado direito.
Os materiais utilizados na sua construção são os normais neste tipo de equipamento, embora o neoprene que reveste quase todas as superficies superiores apresente alguma fragilidade, mas a minha cadeira, mesmo assim tem resistido bem aos tombos e arrastadelas que já sofreu.