Parapenteluso

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2/17/2006

AS ASAS QUE UTILIZO

Desde o verão de 2004 uma MAC PARA Intox 30 ( DHV2)

Logo que tenha oportunidade vou escrever a minha apreciação (mais completa) relativa a esta asa.
De forma sintética posso dizer que é uma asa que corresponde à sua categoria de Homologação, muito manobrável, por isso é muito utilizada para acrobacia, muito precisa, necessita pouco comando e reage de forma dinãmica.

Com o peso total em voo que eu utilizo,132kg, ( 5 kg acima do seu peso máximo), tem um comportamento dinãmico e uma velocidade bastante acima do resto das asas do mesmo nivel.
Na falésia, com o vento dentro dos limites é uma delicia voar com ela, em alta montanha, exige atenção constante e com condições fracas sou quase sempre o primeiro a aterrar. Penso que seria totalmente diferente se estivesse com um peso total em voo entre os 115 e os 120kg.

(WindTech Quarx 31 desde JUL 2000)
(asa anterior-windtech Kena 33)

Comentário provável de um qualquer leitor:

Qual é a competência deste tipo para se atrever a mandar bocas, é piloto de testes!? Qual é a formação e experiência que possui para que se possa acreditar nele?

Resposta: É verdade! Podem desconfiar à vontade daquilo que escrevo sobre esta, ou outra asa qualquer, não sou qualificado como piloto de testes em parapente, nem conheço pessoalmente ninguém que o seja.
Os meus comentários não passam de impressões pessoais alicerçadas em horas e horas de voo com esta asa. Alguns dados são no entanto objectivos, como por exemplo, a velocidade. Duas asas lado a lado em ar calmo, é fácil verificar quando uma anda mais que a outra. Claro que nas condições de carga alar do momento.
No entanto quem discordar de algum comentário meu, expresso em qualquer texto aqui apresentado, pode mandar-me um mail com as indicações que achar oportunas. Será devidamente analisado e respondido. Também é verdade que escrever representa um risco!
Preparação Saco prático e grande de cor preta, onde cabe perfeitamente a asa. Saco interior um pouco pequeno. Os fios superiores tem ligeira tendência para se embaraçarem. As telas que unem o intradorso ao extradorso no bordo de ataque, são um pouco rijas, (para tornar o bordo de ataque mais compacto) , pelo que na dobragem temos de ter algum cuidado para não provocarmos deformações permanentes. A asa prepara-se bem.

Inflado. Muito fácil de inflar, no entanto exige alguma sensibilidade por parte do piloto. Com vento fraco sobe bem e de forma contínua, com vento mais fresco tem tendência para ultrapassar . Necessita habituação e controlo positivo por parte do piloto, sem utilizar excesso de comando. Pilotos com alguma experiência e que utilizem o inflado com os comandos cruzados, adaptam-se bem ao inflado e a descolar com esta asa com ventos dentro do envelope adequado (até aos 20 Km como refere o manual de voo - 25km, se a vontade de voar for muita ), sobretudo se a asa estiver bem carregada. Para outros tipos de inflado e com vento um pouco fresco, exige cuidados adicionais, pois durante a mudança de comandos pode ter-se alguma surpresa.

Comportamento em voo calmo.
Asa muito compacta em voo ( mesmo visualmente). De manobra fácil, volta com agilidade e controla-se com a ponta dos dedos, os comandos exigem pouca força durante a parte do percurso mais utilizada ( até cerca de 20cm depois de retirada a folga ), começando a endurecer acentuadamente à medida que aumenta o percurso , não se pode usar comando em excesso, voa muito bem e tem um comportamento desportivo quando carregada correctamente, ( um pouco abaixo do peso máximo – 4 a 5 kg ). Excelente para wings e 360s. Uma asa que requer pouco comando e muito controlo através do deslocamento do peso do corpo.

Asa muito amortecida em termos de cabeceio ( profundidade) e sensível em pranchamento, super maneável, pilota-se facilmente com a selette jogando com o corpo, é um prazer fazer voltas com esta asa.As orelhas são fáceis e controlam-se com a quantidade de fio puxado, mais fio maiores orelhas. Pilota-se fácilmente com orelhas através da inclinação do corpo, mantendo atitudes estáveis. Reage bem ao acelerador e mantém o bordo de ataque sólido mesmo com mais de 50% de acelerador, com 100% sente-se uma ligeira vibração. O acelerador é bastante efectivo em termos de aumento de velocidade e os 50% chegam bem para lazer.

As orelhas pequenas, mantém-se durante alguns segundos após libertação lenta dos respectivos fios, mas não são muito efectivas em termos de razão de descida .Temos de aumenta-las se queremos descer, o que é fácil e bastante efectivo em termos de razão de descida.
Em termos de 360s não é necessário dar muito comando, porque ela mergulha facilmente . Se utilizarmos muito comando mergulha francamente e podemos ficar surpreendidos. Sai muito suavemente dos 360s através do doseamento da quantidade de comando exterior em uma ou duas voltas.

Na aterragem sem vento a velocidade de aproximação é elevada, os manobradores têm de ser usados na altura oportuna para se tocar suavemente, ou então para corrigir algum erro já cometido na fase final de aproximação, o melhor é enrolar algum fio nos pulsos, para ter maior actuação nos manobradores antes de tocar.

Comportamento em voo turbulento.

Reage e necessita de ser controlada com precisão.
Amortece as turbulências muito agradavelmente, mas avisa sempre com antecedência toda a actividade do ar e mantém-se sempre muito homogénea, se o piloto agir de forma activa e antecipada a asa comporta-se muito bem, obedece sempre correctamente e não surpreende o piloto, nunca chega a fechar ou só fecha em casos extremos. Já voei muitas vezes com esta asa em condições térmicas e ocasionalmente em turbulência forte, já tive vários fechos, mas até agora nunca se fechou de forma a perder a direcção, só tenho perdido alguma altura e a reabertura tem sido sempre quase instantânea. É uma asa que pela honestidade do seu comportamento dá confiança ao piloto , quanto mais voamos com ela mais confiança nos vai merecendo.

O serviço pós venda ( Portugal )
O representante em Portugal, assegura reparações que envolvam costura ( rasgões ), substituição de fios ou outro tipo de emergências, com rapidez e a preços adequados.
Impressões pessoais
Asa divertida, mexida , sólida e com velocidade desde que carregada correctamente, ( próximo do peso máximo, quando as condições estão mais fortes – eu voo com um Peso Total em Voo (PTV) de cerca de 125kg para um peso máximo de 130kg- na falésia quando o vento está fraco, reduzo o peso até aos 118kg ). Esta asa satisfaz o piloto que gosta de voar activamente , manter boa capacidade de penetração e ter uma asa sólida.

Em termos de velocidade, quando comparada com outras asas da mesma categoria (perfo/DHV2) ou da categoria acima (2/3), é ligeiramente mais rápida com o PTV acima referido. É uma constatação que tenho feito a voar em falésia ao lado das mais diversas asas ( marcas e modelos) sempre sem o recurso ao acelerador, só com mãos em cima (trim speed).
As medidas ( 25,27,29) foram homologadas: Acpul Performance, DHV 2. No caso da 31 não foi efectuada homologação ( 110-130kg), tratando-se de uma 29 a que foram acrescentados dois metros quadrados de área. Aumentaram 70 cm na envergadura, mantendo a corda e aumentaram o comprimento dos fios ( de 8.05 para 8.56m). É portanto uma asa muito diferente e mais alongada ( de 5.41 para 5.63 ). Antes de comprar experimentei a 29, que já sabia ser pequena para o meu peso. Tive algumas dúvidas em adquirir uma 31, pelo facto de não ser homologada, no entanto já passaram muitos meses e não estou arrependido, antes pelo contrário.

Não me parece que esta asa se destine a principiantes, no entanto tenho visto pilotos de vários níveis de experiência ( pilotos autónomos) voar com asas deste modelo nos tamanhos 25,27,29 sempre com um elevado grau de satisfação, relativamente ao seu desempenho. Já cometi vários erros de palmatória em várias fases do voo, nomeadamente na aproximação para aterragem, utilizando excesso de comando, no entanto a asa recuperou de imediato sem incidentes. Para os mais afoitos, está disponível um “kit” de fios finos, que em conjunto com um arnês de configuração desportiva, permite aumentar um pouco a velocidade. Também se vendem bandas com “trims”.